Yago Oproprio estreia no Grammy Latino com indicação de Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa
“La Noche“, hit do rapper, cantor e compositor Yago Oproprio, presente em seu álbum “Oproprio“, recebeu nesta semana sua primeira indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa. A faixa é um rap que dá início ao álbum e traz situações do cotidiano vividas pelo artista ao longo de uma noite, mas que são comuns a todos. A música aborda uma autoafirmação do artista, presente nos versos “sou o silêncio antes da troca de assunto”, “a voz que busca paz de todos que ficaram mudos”.
“Me sinto honrado, é o reconhecimento de uma trajetória de muito esforço de um trabalhador que se propôs a fazer arte. Em tempos modernos, onde a música enlatada predomina, é um alívio ser agraciado com essa indicação, significa que ainda temos espaço pra ousar e seguir o contra-fluxo ditado pela indústria, criar, pra dizer as nossas verdades ao mundo“, comenta Yago.
Paulistano, nascido e criado na Zona Leste de São Paulo, Cohab II, o artista Yago Oproprio une referências da MPB com influências latinas, devido a sua vivência na Venezuela, na sua adolescência. Yago cresceu no meio artístico, com forte incentivo do seu pai criador do coletivo Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes, que já possui 25 anos de existência. Aos 6 anos o artista já frequentava saraus e iniciava, ali, seu primeiro contato com instrumentos musicais de corda e percussão.
Depois, entre seus 13 aos 19 anos, aproximadamente, Yago participou mais ativamente do coletivo, atuando nas peças de teatro, por exemplo. Logo na sequência, ao ganhar seu primeiro violão, o artista começou a se desenvolver musicalmente. Primeiramente, no rap, com influências de Criolo, Sabotage e Racionais, no qual Yago bebeu da fonte desde cedo. Depois, com misturas de outras sonoridades e gêneros, suas vivências pessoais e playlists.
Mais tarde, foi morar em São José dos Campos, e iniciou no freestyle, movimento que trouxe o seu vulgo artístico: Oproprio. E na virada de 2017 para 2018 o artista gravou sua primeira música. De lá para cá, Yago já soma mais de 330 mil seguidores em sua conta de Instagram e quase 3 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
Seu primeiro álbum, “Oproprio”, assinado pela Som Livre – gravadora que o representa desde abril deste ano -, já conta com mais de 47 milhões de plays no Spotify. Com produção de Patrício Sid – que também participa ativamente do show dividindo cenários e mudanças de looks com Yago -, o álbum narra situações do cotidiano vividas pelo próprio artista. O projeto, que começou a ser desenvolvido em setembro de 2023 pela EME Cultural, de Raphael Damiati, junto com o diretor criativo Fernando Marar, marca um novo momento da carreira de Yago.