Portal QG DA MÚSICA

Sua fonte de informações e conteúdos exclusivos dos maiores artistas da indústria da música.

Notícias The Town

The Town, Gerando Falcões, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen, Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo anunciam metas para o projeto Favela 3D

Quando transformamos o entorno, transformamos o mundo todo”. É com essa filosofia que, nesta terça-feira, faltando quatro meses para sua primeira edição, o The Town deu mais um passo importante na sua história ao liderar uma parceria inédita que transformará vidas. Ao lado da Gerando Falcões, Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen e Vozes das Periferias o festival promoveu uma ação na Favela Haiti, localizada na Zona Sudeste de São Paulo, que garante a realização das ações e cumprimento de metas que compõe o projeto Favela 3D (Digital, Digna e Desenvolvida). Juntos, representantes de cada instituição se uniram com o objetivo de interromper o ciclo de pobreza da Favela Haiti por meio de uma metodologia escalável e sustentável que está sendo implementada para o desenvolvimento da comunidade. Para isso, neste encontro de lideranças, a Prefeitura e a Gerando Falcões assinaram hoje o protocolo de intenções para que as ações sejam realizadas, se tornando o primeiro marco de compromisso com todas as ações priorizadas. A imprensa presente também pôde conhecer a favela antes das intervenções e, assim, poderão acompanhar as mudanças que o projeto vai trazer, já que a previsão é que até o fim do cronograma de trabalho haja mais ações no local. O projeto impactará 290 famílias (o que equivale a cerca de mil pessoas) a partir de ações, já iniciadas, que promovem o fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado das famílias até dezembro de 2024. A iniciativa faz parte do pilar “Por Um Mundo Melhor” – nascido no Rock in Rio e que já chega em The Town com forte atuação para a sociedade.

“Sabemos do potencial da nossa marca em mobilizar o público e os parceiros em nossas causas e, por isso, queremos inspirar e incentivar novos acordos entre governo, iniciativa privada, ONGs e sociedade civil para interromper o ciclo de pobreza social no país e contribuir para a construção de um mundo melhor. Ao fazer parte do Favela 3D, na Favela do Haiti, buscamos marcas para estarem ao nosso lado nessa jornada que também acreditassem no poder mobilizador da união e, assim, colocar holofote para transformações de grande urgência na nossa sociedade. Com a Gerando Falcões, Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen e Vozes das Periferias, embarcamos neste projeto ousado e muito possível que é o Favela 3D. Tudo em prol da transformação”, afirma Luis Justo, CEO da Rock World, empresa responsável pelo The Town e Rock in Rio.

A iniciativa parte do objetivo de que é possível interromper o ciclo da pobreza de um local com a implementação de uma metodologia escalável e sustentável. “O Favela 3D é um programa de interesse público que visa a superar a pobreza crônica nos territórios contemplados. As favelas são um polo de criatividade, inovação, cultura e empreendedorismo e, com uma estrutura urbana digna e as oportunidades certas, além do apoio de diferentes atores da sociedade, essas pessoas podem alavancar o crescimento do Brasil”, salienta Edu Lyra, fundador e CEO da Gerando Falcões.

Localizada na Região Sudeste de São Paulo, a Favela Haiti foi escolhida pela Gerando Falcões para ser a quinta Favela 3D do Brasil proporcionando uma melhor qualidade de vida para as quase mil pessoas que moram no local. O trabalho na região começou a ser colocado em prática desde 2022, quando foi realizado um estudo no local que identificou o percentual de pessoas que ficaram entre a ‘pobreza’ e o início da ‘dignidade’ na classificação da busca pela ‘quebra do ciclo da pobreza’. Após o diagnóstico, iniciou-se a etapa de planejamento em co-criação com a comunidade local. Nesta fase, foi realizada a priorização dos temas mais sensíveis para os moradores da comunidade e foi desenvolvido o planejamento de ações urgentes, pautado em três grandes frentes: urbanismo e moradia, geração de renda e desenvolvimento social. Agora, com a assinatura do protocolo de intenções nesta terça-feira, The Town, Gerando Falcões, Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen e Vozes das Periferias já estão prontos para iniciar a primeira fase do projeto ainda neste mês de maio. A expectativa é que até o final de junho já se apresentado o primeiro projeto, que é realizado em conjunto com os moradores.

Por meio da Prefeitura de São Paulo, o projeto passa a contar com cooperação institucional, intercâmbio de informações, cooperação técnica e desenvolvimento de ações. “Precisamos cada vez mais diminuir as desigualdades sociais. Eu creio que com esta ação do The Town, Gerando Falcões, Gerdau e Fundação grupo Volkswagen, vamos conseguir plantar sementes que crescerão e depois colheremos os frutos mais adiante. Traremos um olhar voltado para a infraestrutura da Favela Haiti, com ligação de rede de esgoto e energia, além de ações voltadas para a educação de jovens” Ricardo Nunes, Prefeito de São Paulo

Já a Gerdau, maior produtora brasileira produtora de aço e parceira da Rock World desde a edição de 2022 do Rock in Rio, traz para o projeto uma bagagem fundamental por já atuar junto ao Favela 3D na revitalização de habitações de comunidades e de ter a habitação como um dos eixos de sua estratégia social. “Estamos muito felizes em dar os primeiros passos deste importante projeto, que impactará de forma transversal e positiva a vida de inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade habitacional, reforçando o compromisso da Gerdau de ser parte das soluções aos desafios da sociedade, como a questão da habitação, que é um dos pilares estratégicos da nossa atuação social”, afirma Gustavo Werneck, diretor-presidente (CEO) da Gerdau. “Essa parceria possibilitará a construção de um novo futuro por meio de um projeto transformador e indutor do desenvolvimento socioeconômico da população local.”

O Favela 3D dialoga com os investimentos da Fundação Grupo Volkswagen na causa da mobilidade social e inclusão, uma vez que agrega iniciativas de geração de renda, empreendedorismo, qualificação profissional e protagonismo comunitário. “O nosso negócio tem como base a mobilidade social e urbana. Agendas como essa são a base do nosso desenvolvimento. Contem conosco nesses próximos 18 meses de projeto aqui na Favela Haiti. Vamos juntos trazer cada vez mais recursos, somando forças com o nosso time, equipe e líderes que formam esta ação”, comenta Rodrigo Capuruço – Conselheiro da Fundação Grupo Volkswagen e CEO da Volkswagen Financial Services

Projeto desenvolvido por etapas por meio da parceria entre The Town, Gerando Falcões, Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Gerdau, Fundação Grupo Volkswagen e Vozes das Periferias já apresenta primeiras prioridades de ações

A iniciativa já está rendendo frutos. Já foram concluídas as etapas de diagnóstico e planejamento, realizadas com a comunidade, para identificar as principais estratégias para o desenvolvimento das prioridades. Nela, ficou constatado que 9% dos domicílios não possuem banheiros, 29% dos domicílios possuem perigo de incêndio ou curto-circuito ou materiais inapropriados, além de 47% terem problemas de mofo e ventilação. A análise também mostrou que 17% das pessoas estão em situação de desemprego e buscam uma oportunidade de emprego e que 32% dos moradores são analfabetos.

Todo o projeto é realizado em conjunto com os moradores e a perspectiva é que em dezembro de 2024 já esteja concluído. Alguns dos cenários e das metas do Favela 3D na Favela do Haiti são:

Desenvolvimento Social:
 

Cenário:

– 32% da população é não alfabetizada.

– 1 a cada 5 crianças não estão na escola ou creche.

– 1 a cada 20 famílias não tem acesso à internet.

Resultados esperados:

– 290 famílias acompanhadas pelo programa decolagem.

– 100% do território com acesso à internet.

– 100% das crianças matriculadas em creches ou escolas.

– 100% da população alfabetizada.

Geração de Renda:

Cenário:

– 38% da população está em situação de desemprego

Resultados esperados:

– Zerar o desemprego para pessoas disponíveis (por meio de aceleração de empreendedores, trilhas de capacitação profissional e conexão com vagas de emprego)

– Combate à evasão escolar e inserção dos jovens no mercado com a formação de 52 jovens no projeto Jovem do Futuro

Urbanismo e Moradia:

Cenário:

– 97% das casas não possuem acesso regular a água

– 78% das casas possuem problema de ventilação/mofo e ligações elétricas com perigo de incêndio.

– 66% das casas são feitas de tijolo com revestimento. Enquanto 22% são feitas de tijolo sem revestimento e 8% são de madeira aproveitada. Além disso, 9% das casas não possuem banheiro exclusivo.

Resultados esperados:

– 100% das famílias com abastecimento de água (por meio de uma parceria com a Biosaneamento e a SABESP, onde iremos instalar caixas d’água para abastecimento do território até agosto e fazer a ligação delas com a rede regular de distribuição de água a partir de setembro)

– 115 Melhorias habitacionais e fachadas

– Construção de 21 sobrados sustentáveis

Um dos programas que será implementado é o Urbanismo Tático. Este é um modelo de intervenção no espaço urbano que busca respostas rápidas a problemas relacionados a espaço público, que supostamente exigiriam um processo longo e burocrático por parte do Estado para serem solucionados. Este modo de intervir consiste em ações pontuais de pequena escala que visam mudança de comportamento e de cultura a longo prazo.

Entre as novidades também está o Jovem do Futuro, que promoverá cursos para aperfeiçoamento de competências socioemocionais e técnicas com foco de preparação de jovens de 16 a 20 anos para o mercado de trabalho, que serão realizados em parceria com empresas e organizações locais. O objetivo será combater a evasão escolar e o trabalho infantil por meio da inserção dos jovens no mercado de trabalho e da garantia de que todos estão matriculados e frequentando escola. Já o Investimento Semente será um programa de investimento de até R$ 5.000,00 para implementação e reestruturação de negócios com o objetivo de desenvolver capital para investimento no empreendimento tais como capital de giro, fluxo de caixa, materiais e insumos. Outra ação é o Aceleração de Empreendedores, que vai apoiar os empreendedores no crescimento dos negócios oferecendo suporte e capacitação para moradores que já empreendem ou querem começar suas empresas, além de apoiar a regularização dos empreendimentos. O Rede Favela, outro programa criado para o projeto, vai visar a formação de lideranças comunitárias para fazer a gestão do território e manter a comunidade engajada.

Já o chamado Programa Decolagem constrói trilhas individualizadas de superação da pobreza para cada família, fomentando a autonomia das pessoas no processo de transformação. As famílias são atendidas em todas as suas complexidades. É realizado um acompanhamento familiar regular, seguindo uma metodologia também multidisciplinar e intersetorial, que viabiliza a emancipação da pobreza. Uma equipe profissional com atendimento técnico especializado é responsável por promover encaminhamentos das famílias para diferentes setores (público, Terceiro Setor e iniciativa privada) com ações em diversas áreas, como educação, renda, moradia, entre outras. Unindo gestão humana e tecnologia, por meio de levantamento de dados e acompanhamento frequente, o Programa Decolagem é o primeiro programa de graduação da pobreza urbana do mundo, focado em favelas, com monitoramento em tempo real, que traz maior assertividade na tomada de decisão, influenciando as políticas públicas de combate à pobreza e ações intersetoriais. Outro programa será o Participação Social, que garante que as organizações parceiras e os moradores da Favela do Haiti sejam envolvidos em todos os processos do projeto.

Sobre “Por Um Mundo Melhor”

Em 2001, imbuído do pilar “Por Um Mundo Melhor”, o Rock in Rio assumiu o compromisso de conscientizar as pessoas para o fato de que pequenas atitudes no dia a dia são o caminho para fazer do mundo um lugar melhor para todos. Muito mais do que um evento de música, o festival pauta-se por ser um evento responsável e sustentável. Em 2006, tornou-se o primeiro grande evento a compensar a sua Pegada Carbônica. Em 2013, recebeu a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis, um reconhecimento do poder realizador da marca que desenvolve diversas ações com vista à construção de um mundo melhor. Em 2016, foi anunciado o Amazonia Live, projeto socioambiental do Rock in Rio, presente nas edições do festival em todos os países onde o evento é realizado. Com o projeto, já foram plantadas mais de 4 milhões de árvores em mais de 2.6 mil hectares de floresta, com sementes coletadas por uma rede de coletores locais. Entre apoio do Rock in Rio e angariação de verbas pelos parceiros e público já foi investido mais de 5 milhões de reais no reflorestamento da região do Rio Xingu e apoiamos a restauração de mais de 4.2 mil hectares no projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia.

Para as edições de 2022, em Lisboa e Rio de Janeiro, o Rock in Rio reforçou o seu compromisso de ir ainda mais longe, anunciando um conjunto de metas de sustentabilidade até 2030 que visam aumentar o seu impacto positivo nos pilares social, ambiental e econômico. Dentre elas, capacitar 100 mil pessoas, ser 0% de lixo em aterro em todas as edições do festival, 50% de oferta de alimentação saudável e sustentável, envolver 100% dos stakeholders na sua política de sustentabilidade, ser um evento 100% acessível, inclusivo e plural, e garantir todas as condições de segurança, saúde e bem-estar adequadas a 100% dos envolvidos na construção da Cidade do Rock.

O festival também trabalhou para ser agente ativo na construção de um mundo melhor e levar esse pilar para qualquer lugar. Por meio da Rock World, empresa organizadora do festival, dentre as ações realizadas fora das cidades onde o Rock in Rio aportou, estão a construção de uma escola na Tanzânia, um centro de saúde no Maranhão, o já citado projeto Amazonia Live, instalou 760 painéis solares em escolas públicas, em Portugal, montou 14 salas sensoriais em ONGs portuguesas para atender jovens com deficiências, entre muitos outros.

A plataforma “Por Um Mundo Melhor” nasceu a partir do Rock in Rio e, hoje, é uma área consistente dentro da Rock World. O novo festival The Town, dos mesmos criadores do Rock in Rio, chega orientado pelos pilares de Sonhar e Fazer Acontecer e abraça o projeto, ao trabalhar sob uma visão de sustentabilidade que hoje é transversal a toda a organização.

Sobre “Favela 3D”

O Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida) é um projeto de erradicação da pobreza de maneira sistêmica da Gerando Falcões. Para isso, trabalha com base em uma mandala de impacto que contempla:  moradia digna, acesso à saúde, direito à educação, cidadania e cultura de paz, primeira infância, meio ambiente, geração de renda e cultura, esporte e lazer.

O projeto está em andamento em quatro territórios: na Favela Marte, em São José do Rio Preto (SP), na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP), no Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ) e em Vergel do Lago, em Maceió (AL). Os locais possuem características e populações diferentes, permitindo que a metodologia se adeque e se consolide em ambientes distintos, que seguem com trabalhos que serão realizados ao longo dos próximos dois anos.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *