Portal QG DA MÚSICA

Sua fonte de informações e conteúdos exclusivos dos maiores artistas da indústria da música.

Notícias Shows e Eventos

Terceiro fim de semana do festival Universo Spanta tem a rainha Xuxa, Gloria Groove, Olodum, Elba Ramalho, Criolo, É o Tchan, Beija Flor e convidados especiais

No terceiro fim de semana, o Universo Spanta 2024, maior festival de música brasileira do país, que conta com o patrocínio da Petrobras, traz uma programação que aposta na memória afetiva do público. A estrela Xuxa apresenta no sábado, dia 20 de janeiro, um show para fazer todo mundo relembrar dos seus grandes sucessos nos anos 90. Antes de a rainha subir ao palco, os baianos do É o Tchan trazem o espetáculo de comemoração dos 30 anos de carreira da banda para fazer todos dançarem. E caberá à musa Gloria Groove encerrar os trabalhos no palco Guanabara.  Já no palco Lapa, o grupo vocal Fat Family completa a escalação junto com a revelação Yago Oproprio Abayomi com a participação de MC Tha. Na Passarela dos Cortejos, nova atração de 2024, a Escola de Samba Beija Flor e o bloco Spanta Neném comandam o carnaval.

No dia anterior, sexta-feira, 19 de janeiro, no Palco Guanabara, vários encontros prometem presentear  o público com shows memoráveis. A potência da batida do bloco afro Olodum terá a participação de Margareth Menezes. O show do paulista Criolo traz a sambista carioca Teresa Cristina como convidada. E, do Nordeste, vem o som do forró e xote de Elba Ramalho com o parceiro de vida Geraldo Azevedo. No Palco Lapa, um dos artistas mais consagrados da MPB, João Bosco, convida a revelação baiana Xênia França, artista que acaba de ganhar um Grammy Latino de melhor álbum pop.  E dois grupos que fazem parte da história da música foram escalados: o soul da Black Rio com Luciana Mello e Negra Li e o rock pop alternativo da Cor do Som,  com a participação de Bebel Gilberto.

Primeiras duas semanas de Universo Spanta

O primeiro fim de semana do Universo Spanta 2024 teve shows que entraram para história do Festival, e o clima de pré-Carnaval envolveu a Marina da Glória, com a estreia da Passarela de Cortejos onde desfilaram o Bloco Spanta Neném e a escola de samba Portela.  Na sexta, dia 5 de janeiro, quem abriu os trabalhos no Palco Guanabara foi a cantora Marina Sena com um show que fez todo o público dançar e uma convidada especial: Juliette. Em seguida, foi a vez da cantora Simone apresentar o espetáculo “Tô Voltando”, em comemoração aos seus 50 anos de carreira, e entoar sucessos como “Cigarra” e “Desesperar Jamais”. O ponto alto do show foi o encontro inédito da artista com a cantora Maria Gadú. Juntas cantaram “Shimbalaiê”, “Iolanda”, “Odara”, entre outros sucessos musicais. Encerrando a noite, o funk de Rebecca, com direito a performance de pole dance e participação especial de Pabllo Vittar. No Palco Lapa, a abertura ficou por conta da Sambay, primeira roda de samba LGBTQIA+. Logo depois, foi a vez do pop cheio de rebolado de Thiago Pantaleão, e do show de Adriana Calcanhoto que recebeu o cantor Rubel. Fechando os trabalhos, Johnny Hooker subiu ao palco com sua apresentação prá lá de irreverente.

No sábado, 6 de janeiro, a diversidade de gêneros musicais tomou conta do festival. O funk carioca comandado por Dennis abriu os trabalhos no Palco Guanabara, seguido do show do multi-instrumentista Silva. O baiano Carlinhos Brown trouxe o amigo e parceiro de Tribalistas, o ex-Titãs, Arnaldo Antunes, com uma apresentação que vai entrar para a história do Universo Spanta 2024. No Palco Lapa, a revelação Rachel Reis, com sua mescla de MPB e pagode baiano, abriu os trabalhos, seguida de Tiago Iorc, que recebeu a cantora Duda Beat. Xande de Pilares fez o público sambar e cantar e também trouxe um convidado: Andrezinho, do Molejo. Encerrando o fim de semana, teve  música sertaneja com a nova revelação feminina Lauana Prado.

Na segunda sexta-feira do Universo Spanta 2024, maior festival de música brasileira do país,   a noite foi de encontros no Palco Guanabara. A banda Gilsons, formada por Francisco, João e José Gil, fez uma homenagem à música de Bob Marley, desfilou seus sucessos e recebeu no palco o cantor paraibano Chico César, num encontro inédito e histórico. Logo depois foi a vez do reggae do Maneva tomar conta da Marina da Glória, trazendo o músico Gabriel Elias. E encerrando a noite foi a vez do BaianaSystem trazer para o palco toda a sua irreverência e provocação, e ter a companhia de dois convidados: o carioca BNegão e  a baiana Larissa Luz, que comandou uma roda totalmente feminina.

No Palco Lapa, quem abriu os trabalhos foi Ana Cañas, que apresentou seu show com as canções do eterno Belchior e fez todo o público cantar junto. Em seguida, provando que o festival aposta na diversidade e na mistura de ritmos e gêneros, a banda de reggae Ponto de Equilíbrio recebeu a galera do rap da 3030. Depois foi a vez da  Nação Zumbi fazer um show especial convidando a cantora Tulipa Ruiz.

No último sábado, 13 de janeiro, o público presente nas pistas da Marina da Glória não parou de dançar mesmo debaixo da chuva torrencial que caiu sobre o Rio de Janeiro. No Palco Guanabara, o sertanejo raiz da dupla César Menotti e Fabiano trouxe o clima de bailão do interior para a Cidade Maravilhosa. Logo depois o público foi brindado com o primeiro show da banda de pagode SPC com participação de Alexandre Pires, que agradeceu ao convite do festival e disse estar muito feliz de antecipar a largada da turnê para um público tão contagiante. A noite terminou com muito carnaval baiano sob o comando de Bell Marques. No Palco Lapa, o pop romântico de Maurício Manieri e o funk carioca com Buchecha fizeram o público cantar junto.  A grande novidade do fim de semana aconteceu no espaço Corcovado, com o batidão dos ParedõesA Cuca, Furacão 2000 e O Chatubão trazendo o clima de baile das comunidades da cidade para a Marina da Glória.

E tem mais…

No último fim de semana, o festival Universo Spanta traz um time de primeira em suas especialidades. No sábado, 27 de janeiro, tem a dupla sertaneja Jorge e Mateus, a banda de pagode Raça Negra e o piseiro misturado com forró de João Gomes. Da novíssima geração, tem samba com  Marvvila, e muito trap com Teto, Wiu e Vulgo FK.

E, encerrando a edição 2024, uma programação dominical, no dia 28 de janeiro, traz o cantor Belo, o sambista Martinho da Vila, que irá apresentar o espetáculo “Canta, Canta, Minha Gente”, com sucessos como ‘Disritmia’ e ‘Ex-Amor, e Benito di Paula. Além de uma grande homenagem à Lapa, com o musical ‘Lapada’, que reúne artistas que fazem parte da cena cultural do bairro do Centro do Rio, como os cantores Moysés Marques, Áurea Martins, Luiza Dionísio e Marcos Sacramento, e os instrumentistas Bebê Kramer, Gabriel Grossi e Esguleba, com repertório e arranjos de Edu Neves.

Estrutura e ingressos

Em 2024, os shows do Universo Spanta serão divididos em dois palcos: o Lapa, que estará localizado na área de jardins da Marina da Glória, e o Guanabara, à beira da Baía, que contará com uma cobertura ainda maior, com mais qualidade e resistência, para garantir conforto ao público. Toda a área gramada ganha piso especial, e o pavilhão coberto se transformará em uma grande praça de alimentação, com mais opções gourmet, e a realização de rodas de samba e os paredões do funk. Os ingressos serão divididos em Pista e Espaço Cidade Maravilhosa, área exclusiva perto do Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios.

Universo Spanta 2024

Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro

Setores: Pista e Espaço Cidade Maravilhosa (área exclusiva próximo ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios, com livre acesso às áreas comuns do festival)

Tipos de Ingressos: Individual

  • Passaporte para todas as sextas
  • Passaporte para todos os sábados,
  • Meia Solidária, Meia-Entrada** e Inteira.

Para comprar clique aqui

Com o passaporte, o público tem a possibilidade de comprar ingressos para todas as sextas-feiras (3 datas) ou para todos os sábados (4 datas) com um preço promocional.

Programação:

Terceiro fim de semana

Sexta – Dia 19 de janeiro – Abertura dos portões 18h

Palco Guanabara – A partir das 21h30 – Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, Criolo  part. De Teresa Cristina, Olodum Part. Margareth Menezes

Palco Lapa – A partir das 19h00 – Voa Sabiá, A Cor do Som Part. Bebel Gilberto, João Bosco part. Xênia França,  Banda Black Rio part. de Luciana Mello e Negra Li

Sábado – Dia 20 de janeiro – a partir das 16h

Palco Guanabara – A partir das 19h00 – É O Tchan, Xuxa, Gloria Groove

Palco Lapa – A partir das 16h – DJ, Santa Fanfarra, Abayomi Part. Mc Tha, Yago Oproprio, Fat Family, DD

Espaço Corcovado –  A partir das 20h40 – Roda de Samba

Passarela dos cortejos – Desfile no intervalos dos shows do Lapa e Guanabara – Spantosa Bateria, Bloco Spanta Neném, Beija Flor e Bloco Spanta Neném

Quarto fim de semana

Sábado – Dia 27 de janeiro – a partir das 16h

Palco Guanabara – A partir das 19h10 – João Gomes, Jorge e Mateus, Raça Negra

Palco Lapa – A partir das 16h – DJ, Marvvila, Vulgo Fk, Wiu, Teto

Espaço Corcovado –  A partir das 20h40 – Roda de Samba

Passarela dos cortejos – Desfile nos intervalos dos shows do Lapa e Guanabara – Spantosa Bateria, Bloco Spanta Neném, Grande Rio e Bloco Spanta Neném

Domingo – Dia 28 de janeiro – a partir das 16h

Palco Guanabara – A partir das 20h – Martinho Da Vila, Belo, Universo Yolo

Palco Lapa – A partir das 18h – Lapada,  Benito Di Paula

Espaço Corcovado –  A partir das 16h30 – Favela Movimenta com a participação de Thiago Martins

Passarela dos cortejos – Desfile nos intervalos dos shows do Lapa e Guanabara – Spantosa Bateria, Salgueiro

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *