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São João do Reencontro movimenta a economia em mais de R$ 400 milhões com festas em 35 municípios da Bahia

O São João do Reencontro movimenta a economia de 35 cidades da Bahia. De acordo com dados compilados pelas Prefeituras dos locais integrantes do projeto, contabilizando os festejos em todos os municípios foram movimentados mais de R$ 400 milhões. As cidades participantes registraram aumento no número de turistas durante o São João, além da geração de empregos temporários para as
festividades, rede hoteleira com grande movimentação e a contratação de artistas
regionais em todos os festejos.

Filipe Ratz, idealizador do São João do Reencontro, ressalta a importância da festa
para a Bahia. “O projeto foi criado com o intuito de valorizar a tradição junina em todo o Estado e fazer a economia circular em diversas regiões. Estamos falando de renda circulando na mão de pessoas que muitas vezes precisam do São João para garantir a maior parte da sua renda para o ano como um todo. Além do viés econômico, também há uma movimentação artística e cultural. Porque um dos nossos propósitos é a contratação de artistas regionais para que eles tenham a oportunidade de tocar nas festividades das suas cidades. Com isso, mais de 80 artistas foram contratados diretamente para o projeto”, destaca Ratz.

Em Salvador, no São João do Centro Histórico, mais de 1,2 milhão de pessoas participaram da festa. Mais de 2600 postos de trabalho diretos e indiretos foram criados durante a realização dos festejos. Foram promovidas mais de 517 ações, em 138 pontos públicos e privados ativados, com a participação de 115 estabelecimentos comerciais e 15 instituições.

Outra cidade participante do projeto, Cruz das Almas, registrou mais de 200 mil turistas na festa que contou com mais de 100 atrações. A movimentação econômica na cidade foi de mais de R$ 50 milhões e foram gerados mais de 1600 empregos temporários de forma direta e indireta. Já em Amargosa foram contabilizados R$ 40 milhões em volume de negócios e gerados mais de dois mil postos de trabalhos. Durante os seis dias de festa, foram mais de 35 atrações, 144 horas de forró e mais de 250 mil visitantes.

Já em Euclides da Cunha, o setor de hotelaria teve a sua capacidade 100% preenchida por turistas de vários lugares do Brasil, com destaque para a presença de diversos paulistas na cidade. No setor alimentício, bares e restaurantes, segundo levantamento da Secretaria de Comércio, Indústria, Turismo, Emprego e Renda, foi o maior faturamento dos últimos quatro anos. O comércio local registrou um aumento de mais de 70% nas vendas e estima-se que foram realizadas 55% de novas contratações de forma direta e indireta para o São João do município. A cidade de Santo Antônio de Jesus recebeu 100 mil pessoas por dia, sendo 51% turistas. E foram mais de 1200 empregos temporários gerados.

São João do Reencontro

Com o objetivo de “Reviver as tradicionais festas juninas no Estado da Bahia”, o evento apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal e com patrocínio Petrobras, é realizado de 16 de junho a 07 de julho em 35 municípios baianos. A proposta é fortalecer os laços entre a cultura nordestina do São João com a população da capital baiana e cidades do interior. Apresentação de quadrilhas juninas, grupos folclóricos, coreografias, shows ao vivo, comidas e bebidas típicas são algumas das ações realizadas nas cidades que recebem a estrutura para a realização dos eventos.

Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Cachoeira, Camacan, Castro Alves, Catu, Cícero Dantas, Coaraci, Conceição do Almeida, Crisópolis, Cruz das Almas, Esplanada, Euclides da Cunha, Fátima, Governador Mangabeira, Heliópolis, Irajuba, Itapê, Itapicuru, Laje, Madre Deus, Medeiros Neto, Mulungu do Morro, Muritiba, Nova Soure, Novo Triunfo, Ribeira do Amparo, Salvador, Santo Antônio, São Desidério, São Felipe e Teofilândia são as cidades que estão recebendo as festividades.

O São João do Reencontro é uma realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínio da Petrobras, correalização Pira e apoio das prefeituras locais.

Serviço:

Evento: São João do Reencontro
Data: de 16 de junho a 07 de julho
Local: 35 municípios baianos
Mais informações: www.saojoaodoreencontro.com.br
Realização: Ministério da Cultura e Governo Federal
Patrocínio: Petrobras
Correalização: Pira

Sobre a Petrobras

Patrocinadora oficial do São João do Reencontro, a Petrobras oferece uma parceria
essencial para a realização do São João em 35 cidades do Estado da Bahia. Ao
incentivar diversos projetos, a Petrobras coloca em prática a crença de que a cultura
é uma importante energia que transforma a sociedade. Por meio do Programa
Petrobras Cultural, apoia a cultura brasileira como força transformadora e
impulsionadora deste desenvolvimento, nas áreas de artes cênicas, música,
audiovisual e múltiplas expressões.

Sobre a Pira

A Pira é uma empresa especializada na criação e realização full service de projetos
com foco na construção e fortalecimento de comunidades. Idealizada e criada por
Filipe Ratz, CEO e diretor executivo, com passagem por grandes empresas do
segmento como Agência Califórnia e KondZilla, a empresa tem como principal
objetivo de negócio promover e fortalecer a conexão entre marcas e comunidades
digitais. Com sede nas cidades de São Paulo (SP) e Salvador (BA), a Pira reforça
seu know-how regional com equipe operacional distribuída em todo o Nordeste.

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