Rock in Rio Lisboa chega gigante e ainda mais potente no Parque Tejo e sobe ponteiro do que o público pode esperar para os 40 anos no Brasil
A edição que celebra os 20 anos do Rock in Rio Lisboa tem um sabor especial e consolida a marca como maior evento de entretenimento e música da Europa. A mudança do tradicional parque Bela Vista que acolheu o evento desde a primeira edição para o Parque Tejo impressiona os visitantes que chegam a nova e maior Cidade do Rock, com ainda mais conforto e uma dinâmica mais fluida para passear pelo espaço. Em um primeiro dia de ingressos esgotados, logo às 13h, quando os portões se abriram, já era possível ver a felicidade estampada no rosto dos fãs que corriam para entrar e aproveitar toda a festa.
“A emoção tomou conta de mim neste sábado. Na abertura de portas eu já estava numa alegria que não cabia em mim. Aterrissar neste novo parque que recebeu em 2023 a Jornada Mundial da Juventude foi um enorme desafio. Quando me pediram para conhecer o espaço vim muito despretensiosa e certa de que não mudaríamos a venue do evento. Mas quando bati o olho, fiquei impressionadíssima e já sonhando com as inúmeras possibilidades que teríamos para oferecer ao público com esta migração de Cidade do Rock. O lugar é mais que abençoado, sem falar da vista incrível para o Rio Tejo e a Ponte Vasco da Gama. Este primeiro dia foi mágico. Ver a imensidão de 80 mil pessoas assistindo aos shows numa vibração única foi de arrepiar”, diz Roberta reforçando que além deste primeiro dia, amanhã (domingo, 16) também já está esgotado.
No dia do rock, grandes ícones do gênero passaram pelo Palco Mundo, Galp e outros espaços, atraindo fãs de diversos lugares de Portugal, Brasil e do mundo – o festival receberá em seus quatro dias público de 102 países. Quem esteve na Cidade do Rock no primeiro dia de festival também pôde aproveitar os novos espaços – como o Palco Tejo e a Rota 85 portuguesa – entre muitas atrações. Um momento emblemático foi a nova queima de fogos, com um show de luzes, projeção mapeada, a Ponte Vasco da Gama ao fundo e a música tema do festival. O Palco Mundo recebeu nomes de peso, tanto da cena da música portuguesa como de artistas internacionais. Juntas, a banda Xutos & Pontapés e a Orquestra Filarmónica Portuguesa não deixaram ninguém ficar parado. Seguido pela banda Extreme, a plateia cantou junto grandes sucessos, dos anos 90, como More than Words. O new metal do anos 2000 do Evanescence, que se apresenta no Rock in Rio Brasil dia 15 de setembro, foi ovacionado pelo público. Amy Lee reforçou toda a sua potência e fez o público cantar “My Immortal” e “Bring me to Life”. Para fechar a noite, Scorpions, a banda headliner do dia, trouxe clássicos do rock melódico que não só marcou a história do estilo musical, como também do Rock in Rio desde a histórica edição de 1985.
Este ano, o festival apresenta um Palco Galp que chega ainda mais potente, com o dobro do tamanho e mais investimento em LED, som e luz. A banda Pluto iniciou os shows do espaço com seu som alternativo envolvente, conquistando o público com sua autenticidade e energia. Seguindo, Living Colour trouxe seu rock vibrante e cheio de groove, eletrizando a plateia com todo seu talento e presença de palco magnética. A lendária banda sueca EUROPE emocionou os fãs com seus clássicos atemporais, incluindo o icônico hit “The Final Countdown,” que levou todos ao delírio ao final da apresentação. Encerrando o palco, a banda Hybrid Theory deixou claro no Rock in Rio Lisboa porque carregam o título de maior banda de tributo aos Linkin Park, trazendo os maiores sucessos da icônica banda de rock.
Uma das novidades da edição é o Palco Tejo, apadrinhado pelos Ornatos Violeta, que trará muitos nomes da música . Entre os objetivos da sua criação, está homenagear a nova localização do festival. Nomes consagrados da música internacional e nacional ajudaram a escrever a história da estreia do palco. A grande abertura foi feita no meio da tarde pela banda Peste & Sida. Seguida pela Blind Zero que não deixou a plateia desanimar. A penúltima a se apresentar, a banda de rock Rival Sons, fez um show de arrepiar. O primeiro dia de atrações chegou com o The Legendary Tigerman.
Nova Cidade do Rock lisboeta traz diversas atrações para o público
O primeiro dia também contou com a presença de artistas de rua que circulam pela Cidade do Rock animando todos os presentes. Mágicos, mímicos, malabaristas, pernaltas, artistas circenses, palhaços e estátuas humanas tornaram o ambiente ainda mais especial. Na Rota 85, quem teve a chance de passar e aproveitar o espaço encontrou elementos cenográficos instagramáveis que contam a história do festival, que em 2024 celebra 40 anos. Os apaixonados que quisessem aproveitar o festival para iniciar uma nova temporada de suas histórias de amor, encontraram na Somersby Cupido House o local ideal. Em homenagem à passagem do Rock in Rio por Las Vegas, a charmosa capela contou com um sósia do Elvis Presley que tinha ajuda de sua assistente, Amy Winehouse. No School of Rock CineStage, palco ao ar livre que recebeu artistas e passou uma seleção de vídeos preparados para ajudar a contar a história do festival.
Já os amantes de esportes puderam aproveitar o ESC Online Sports Bar. O espaço conta com diversas opções de comida e bebida, além de atividades interativas, entre elas a oportunidade de participar de disputas de Beer Pong, Subsoccer e Matraquilhos. Para quem gosta de atividades mais radicais, o Slide Pepsi, a famosa tirolesa, foi sucesso entre os presentes. Mas, essa não era a única opção para ver a Cidade do Rock de cima. Quem teve a chance de andar na Roda Gigante Pisca Pisca pôde aproveitar a inesquecível paisagem de dentro de cabines temáticas com a história do Rock in Rio Lisboa. Já na fila, os visitantes se depararam com o Ambiente Pisca, onde Djs tocavam grandes sucessos de artistas que se apresentaram no festival.
Queridinhos de muitos, os copos reutilizáveis especiais para consumo no festival também fizeram sucesso, como sempre. Com quatro designs disponíveis, um do Rock in Rio, um da Pepsi, um da Somersby e um da Super Bock Sky, eles são de plástico 100% reciclado e carbono zero. Visando a oferta gratuita de água e a redução do plástico descartável, foram espalhados mais de 100 bebedouros pela Cidade do Rock. Além de mais de 39 pontos de alimentação e bebida, 12 bares, cinco pontos de café e um de sorvete. No Chef’s Garden Continente, foi possível encontrar um espaço confortável para descansar e, claro, se alimentar. Entre as opções de restaurantes estão KAU, Hangus, Hoy, Afonso dos Leitões, Caixa Mar e Cachorro à Portuguesa. Além de um restaurante pop up da Cozinha Continente, um café da Buondi, e dois bares, um da Johnny Walker e outro dos vinhos Casa Ermelinda.
Em aquecimento para setembro, edição especial de 20 anos do Rock in Rio Lisboa será transmitida para fãs brasileiros no canal oficial do festival carioca no YouTube @rockinrio
Para que os fãs possam acompanhar e sentir, deste lado do Atlântico, a energia e a potência dessa festa, já iniciando a preparação para a edição do Rio de Janeiro, o festival, em uma parceria com o YouTube transmitiu ao vivo os shows de Evanescence, Europe, Living Colour, Hybrid Theory. E segue sua transmissão nos próximos dias com Ed Sheeran, Doja Cat, Jão, Ivete Sangalo, Luísa Sonza, Pedro Sampaio, Jake Bugg e outros artistas que se apresentarão na Cidade do Rock lisboeta nos dias 16, 22 e 23 de junho. Os criadores Fernanda Catania, a Foquinha, e Edu e Fih, do Diva Depressão, são os responsáveis por apresentar as novidades, curiosidades, entrevistas e os espetáculos dos palcos diretamente da capital de Portugal. Os apresentadores estão à frente das lives diretamente de um estúdio na Cidade do Rock, diariamente, além de entradas na programação realizadas do gramado, trazendo toda a atmosfera da Cidade do Rock, que esta edição chega em nova localização: Parque Tejo Lisboa.
Diva Depressão e Foquinha transmitem, em seus canais no YouTube, um aquecimento do festival com conteúdos e brincadeiras com os fãs. O “Diva Depressão” é um famoso canal de comédia no YouTube, comandado por Eduardo Camargo, o Edu, e Filipe Oliveira, o Fih. Eles abordam temas cotidianos com humor ácido e irreverente, ganhando popularidade por suas paródias e análises sarcásticas. Já Fernanda Catania, a Foquinha, é uma influenciadora digital brasileira que se destaca pela sua autenticidade e bom humor. Ela aborda de forma descontraída temas como música, cultura pop, moda, beleza, viagens e estilo de vida. Com uma personalidade cativante, ela conquistou uma grande base de fãs na internet brasileira.
Público ainda pode adquirir ingressos para Rock in Rio Brasil
O Rock in Rio vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será a celebração de 40 anos do festival que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo, e que, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Já são 22 edições realizadas, mais de 3.800 artistas escalados, mais de 11.2 milhões na plateia e mais de 130 dias de magia desde 1985. E, para 2024, os fãs podem aguardar uma festa especial, com novas experiências e vivências dentro da Cidade do Rock. O público ainda tem a oportunidade única de adquirir ingressos para 15 de setembro, quando se apresenta Avenged Sevenfold, Evanescence e Deep Purple, 19 de setembro, com apresentações de Ed Sheeran, Charlie Puth e Gloria Groove, e ainda 21 de setembro, quando as celebrações do Dia Brasil acontecerão ao longo de 12 horas de festival com grandes nomes do país em encontros inéditos e exclusivos em todos os palcos. A venda acontece exclusivamente na plataforma da Ticketmaster (www.ticketmaster.com.br).
Confira o line-up dos dias ainda disponíveis para a edição que celebra os 40 anos do Rock in Rio, que também conta com artistas que se apresentam em Lisboa
Na programação do primeiro fim de semana, no dia 15 de setembro, se apresentam Avenged Sevenfold, Evanescence, Journey e Os Paralamas do Sucesso no Palco Mundo. No Sunset, Deep Purple, Incubus, Planet Hemp convida Pitty e Barão Vermelho. No Global Village, Anees, Terra Celta e Larissa Luz. No Espaço Favela, o MC Poze do Rodo, MC Hariel e Ster. No NDO, Artbat, Mila Journèe, Binary e Ruback.
No fim de semana seguinte, Ed Sheeran é o headliner do dia 19 e no Palco Mundo também se apresentam Charlie Puth, Joss Stone e Jão. Nesse mesmo dia, Gloria Groove sobe ao palco Sunset como headliner da noite, que também conta com apresentações de Ferrugem convida Gilsons, Filipe Ret convida Caio Luccas e Pedro Sampaio. Xande de Pilares é o embaixador e principal atração do Espaço Favela, que também recebe Fundo de Quintal e Vinny Santa Fé. Na Global Village, Noa Kirel, Bixiga 70 e Sambaiana. No New Dance Order, Wade, Victor Lou, Gabe e Illusionize.
Já no chamado Dia Brasil, 21 de setembro, no Palco Mundo, acontecem os shows de Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino, Toni Garrido, Ana Castela, Chitãozinho & Xororó, Junior Lima, Luan Santana, Simone Mendes, Orquestra Heliópolis, BaianaSystem, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Majur, Ney Matogrosso, Margareth Menezes, MC Cabelinho, Kayblack, Matuê, Orochi, Filipe Ret, MC Ryan SP e Veigh. O Palco Sunset contará com apresentações de Duda Beat, Gloria Groove, Ivete Sangalo, Jão, Ludmilla, Lulu Santos, Luísa Sonza, Alcione, Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Maria Rita, Xande de Pilares, Zeca Pagodinho, Criolo, Rael, D2, Djonga, Karol Conká, Rincon Sapiência e Xamã. Enquanto isso, o Global Village recebe Bossacucanova com participação de Cris Delanno, Leila Pinheiro, Roberto Menescal, Wanda Sá, Banda Black Rio, Claudio Zoli, Hyldon, Leo Gandelman, Jonathan Ferr, Antônio Adolfo e Joabe Reis, além de Gang do Eletro e Suraras do Tapajós. No Espaço Favela acontecem shows de MC Don Juan, MC Hariel, MC IG, MC Livinho, MC Dricka, MC Ph, Nathan Amaral, Orquestra Jovem Da Sinfônica Brasileira, Buchecha, Funk Orquestra, MC Carol, Tati Quebra Barraco, Cidinho e Doca e Kevin o Chris, Nathan Amaram e OSB, Kaê Guajájara, DJ Totonete e grupo Dance Maré. Por fim, o New Dance Order recebe os DJs Mochakk, Beltran X Classmatic, Eli Iwasa X Ratier e Maz X Antdot.
Saiba mais sobre os ingressos para o Rock in Rio 2024
Para a edição do Rock in Rio Brasil 2024, o valor do ingresso é de R$ 795 (inteira) e R$ 397,50 (meia-entrada) e não há cobrança de taxa de serviço. O pagamento pode ser feito por PIX ou cartão de crédito e o valor parcelado em até seis vezes. Clientes que efetuarem o pagamento com os cartões de crédito Itaú, Credicard e Iti têm 15% de desconto na compra de ingressos, por R$ 675,75 (não cumulativos com a meia-entrada) e poderão parcelar sua compra em até oito vezes sem juros.
O limite de compra do público em geral é de até 4 (quatro) ingressos por CPF, sendo uma meia-entrada, com exceção para meia-entrada para pessoas portadoras de necessidade especial, que têm direito a comprar outra meia-entrada também para seu acompanhante. Os clientes que adquirirem ingressos nesta modalidade terão que informar no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade do Rock, no dia do evento.
O ingresso de meia-entrada é garantido por lei para estudantes, menores de 21 anos, maiores de 60 anos, deficientes e seu acompanhante, profissionais e professores da rede de ensino do Rio de Janeiro e jovens de baixa renda.
Sobre o Rock in Rio
1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).
Desde a primeira edição, já gerou 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também no ano passado, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.2 milhões de visitantes, que assistiram a 3.816 artistas em 130 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.
Gerando impactos positivos nos países onde é realizado e consciente do poder disseminador da marca, o Rock in Rio pauta-se por ser um evento com o propósito de construir um mundo melhor para pessoas mais felizes, confiantes e empáticas num planeta mais saudável. Adotando e incentivando práticas que apoiam o coletivo, se une a empresas que possuem este mesmo olhar e diretriz. O festival investiu, junto com seus parceiros, mais de R$ 110 milhões em diferentes projetos, passando por temas como sustentabilidade, educação, música, florestas, entre outros. Apenas na Amazônia, 73 milhões de árvores foram plantadas. A marca foi pioneira em ter a certificação ISO 20121 — Eventos Sustentáveis e, em 2022, começou a trabalhar ambiciosas metas para 2030, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O ano de 2024 será de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, dá início às celebrações. E a festa brasileira já está marcada: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 22 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), nove em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018 e 2022), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).