Natura apresenta a série “A Longa Arte de Antonio Carlos Jobim”, uma realização da revista piauí
A piauí estreia a série A longa arte de Antonio Carlos Jobim, que celebra a obra de um dos maiores artistas do país nos trinta anos de sua morte. A produção é composta por seis videoaulas musicais apresentadas pelo violonista e compositor Arthur Nestrovski, que serão divulgadas mensalmente no site da piauí e no canal da revista no YouTube. A cada episódio, Nestrovski faz com que as músicas se revelem por inteiro, ampliando o imenso prazer que é ouvir Tom Jobim.
Com duração média de 15 minutos, as aulas analisam alguns verdadeiros clássicos do nosso cancioneiro, como “Águas de março”, “Sabiá” e “Retrato em branco e preto”. Nestrovski tem a parceria de Paula Morelenbaum, cantora que integrou a banda criada por Jobim entre 1980 e 1990 para acompanhá-lo em shows e gravações. “Reencontrar essas canções foi ótimo. É um repertório que faz parte da minha vida”, afirma Paula à piauí.
“Para cada episódio, escolhemos uma ou mais canções para serem comentadas em detalhes, mostrando também exemplos ao violão. As escolhas são mais ou menos obrigatórias, como Desafinado e Garota de Ipanema no episódio sobre a bossa nova, ou Retrato em branco e preto ao falar da parceria com Chico Buarque. Mas cada uma é uma aula de composição e vai revelando maravilhas quanto mais de perto se escuta”, diz Nestrovski à piauí.
O violonista explica que “o escopo da produção de Jobim é muito amplo” e que “há uma marca pessoal que ele imprime em tudo o que faz, nos mais variados gêneros”. “Ele será conhecido para sempre como ‘o pai da bossa nova’. O que não está errado, mas é limitante. As canções deste gênero foram quase todas criadas entre 1958 e 1963, meros cinco anos de uma carreira com mais de quatro décadas. Ele já tinha criado muita coisa antes, a começar pela trilha de Orfeu da Conceição (1956), que marca o início de sua parceria com Vinicius de Moraes. E a partir da segunda metade dos anos 1960 começou a compor coisas que avançavam em direções muito diferentes da bossa nova. Basta pensar em Chovendo na roseira, Águas de março e outras obras-primas como Luiza e Passarim, todas com letra e música dele. Quanto mais distante da década de 1960, mais liberdade ele parecia se dar, compondo muitas vezes em moldes únicos, sem classificação. É bem o caso das canções ‘ecológicas’ da década de 1970, como Boto e Matita Perê, e várias peças instrumentais daquele período”, pontua o violonista.
A série gravada em São Paulo, na Associação Cultural Cachuera, tem produção da piauí, em parceria com a Jobim Music, e patrocínio da Natura. A direção é de Renato Terra, responsável por documentários musicais como Uma noite em 67 e Narciso em férias, além das séries sobre Nara Leão e Tim Maia.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura“. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Os episódios:
1. Antonio Brasileiro – Introdução geral [música de destaque: Sabiá]
2. Orfeu da Conceição – Tom e Vinicius, a canção brasileira moderna [música de destaque: A felicidade]
3. A bossa nova [música de destaque: Desafinado]
4. Tom e Chico [música de destaque: Retrato em branco e preto]
5. As canções mateiras [música de destaque: Boto]
6. Águas de março: o samba mais bonito do mundo [música de destaque: Águas de março]
Ficha técnica:
realização
piauí
produtora associada
Jobim Music
patrocínio
Natura
apresentação
Arthur Nestrovski
participação especial
Paula Morelenbaum
direção
Renato Terra
produção executiva
Raquel Freire Zangrandi
direitos autorais_jobim music
Tereza Didier
coordenação de produção
Marta Bruno
João Vinícius Saraiva
direção de fotografia
Marcelo Rocha
operador de câmera
Diogo Bezerra
eletricista
Gabriel Kohari
som direto
Bruno dos Reis
Breno Barros
logger
Jeferson Médice
maquiadora
Adriana Cardillo
figurinos (Paula Morelenbaum)
Fernanda Yamamoto
UMA – Raquel Davidowicz
Haight Clothing
edição e finalização
João Brizzi
desenho de som
João Jabace
fotografias
Acervo Antonio Carlos Jobim
Instituto Antonio Carlos Jobim
agradecimentos:
Claudia Cavalcanti
Editora VM Cultural
Fermata do Brasil
Fernanda Yamamoto
Haight Clothing
Instituto Antonio Carlos Jobim
Irmãos Vitale
Marola Edições Musicais
Sony Music
Todamérica Edições
UMA | Raquel Davidowicz
Universal Music
Músicas_episódio 1:
ÁGUAS DE MARÇO
Antonio Carlos Jobim
Jobim Music
SABIÁ
Antonio Carlos Jobim e Chico Buarque
Jobim Music e Marola Edições Musicais
IMAGINA
Antonio Carlos Jobim e Chico Buarque
Jobim Music e Marola Edições Musicais
TEMA DE AMOR DE GABRIELA
Antonio Carlos Jobim
Universal Music
Gravado na Associação Cultural Cachuera
São Paulo, junho de 2024
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