Blue Note Rio recebe Kinga Glyk, James Carter, Cinzia Tedesco e mais
Em junho, o Blue Note Rio, situado aos pés da famosa Praia de Copacabana, recebe espetáculos de Pianorquestra Collectiva, Cecelo Frony Trio, George Israel, Kleiton & Kleidir, Night Grooves, Izzy Gordon e icônicas atrações internacionais como Kinga Glyk, o saxofonista de jazz James Carter, Richard Bona e Cinzia Tedesco.
No dia 01 de junho, às 20h, os quatro pianistas e a percussionista de Pianorquestra Collectiva, usando de tamanha originalidade e explorando infinitos timbres, transformam o piano em sua própria orquestra. Um repertório variado com canções de Caetano Veloso, Milton Nascimento, Hermeto Pascoal, Queen e até Beatles. Às 22h30 no mesmo dia, Cecelo Frony, pianista, guitarrista, compositor e arranjador, faz uma homenagem à bela e inesquecível obra de Elton John, com releituras que respeitam as harmonias e o legado do artista britânico.
O Blue Note Rio também se prepara para uma sequência histórica de shows internacionais. Começando por Kinga Głyk que, após passagem pela filial de São Paulo, se apresenta em sessão dupla no Rio de Janeiro, às 19h e 21h, no dia 02 de junho. Ela que lançou recentemente o seu quinto álbum, “Real Life”, mistura habilidade técnica e expressividade emocional, e solidifica sua posição como uma das vozes mais influentes do jazz contemporâneo.
Já no dia 04 de junho, o icônico saxofonista de jazz e norte-americano James Carter, considerado um dos mais brilhantes jazzistas da sua geração, desembarca no Brasil para duas sessões de muita música, às 20h e às 22h30. No dia 05 de junho, também às 20h e às 22h30, o cantor, compositor e baixista camaronês Richard Bona, vencedor de estatuetas no Victoires du Jazz Awards e no Prêmio Antônio Carlos Jobim no Festival International de Jazz de Montreal, promete uma noite inesquecível que mistura jazz, bossa nova e afrobeat.
Em parceria com o Instituto Italiano de Cultura Rio de Janeiro, no dia 06 de junho, será a vez da inédita apresentação da cantora Cinzia Tedesco, com Mister Puccini in Jazz. No espetáculo, às 20h, a artista surpreende com a sua Jazz Opera e apresenta grandes melodias do ritmo com uma nova e original roupagem. Para a turnê brasileira, Cinzia será acompanhada pelos músicos Pietro Iodice (bateria) e Pini Iodice (piano). No mesmo dia, às 22h30, o espaço abre as portas para uma noite de música e solidariedade. Juntos pelo Rio Grande do Sul reúne grandes nomes da música brasileira como George Israel, Arnaldo Brandão, Milton Guedes, Paulo Ricardo, entre outros. A renda líquida desse show será destinada para a Ação da Cidadania, à frente de várias ações colaborativas em prol das famílias e desabrigados do Rio Grande do Sul.
Kleiton & Kledir anunciam uma temporada especial no clube de jazz carioca, nos dias 07, 21 e 28 de junho, às 20h e às 22h30. Nela, os irmãos fazem uma retrospectiva dos grandes momentos da carreira de mais de 40 anos em clima intimista e descontraído, contando histórias dos sucessos em versão acústica. No repertório, canções como “Deu Pra Ti”, “Vira Virou”, “Paixão”, “Maria Fumaça” e outras inéditas.
Depois de lotarem a casa na primeira performance, o quinteto Night Grooves retorna ao Rio às 20h do dia 08 de junho para uma segunda edição do show Cinema em jazz. Em uma verdadeira fusão entre cinema e música, a banda reinventa os clássicos das telonas com arranjos de jazz, blues e swing contagiantes, passando por composições de Ennio Morricone, John Williams e Disney. Já às 22h30 do mesmo dia, Izzy Gordon sobe ao palco com Rainhas, um show que faz reverência às grandes artistas que foram e são inspiração de Gordon, entre elas Dolores Duran, tia da cantora que comemoraria aniversário no dia 07 de junho.
O Blue Note Rio une todo o charme carioca com uma vista de tirar o fôlego em um dos cartões postais mais conhecidos do mundo, a praia de Copacabana, na Avenida Atlântica. O local de aproximadamente 700m² é dividido em três áreas: Blue Note Rio Calçadão, em pleno calçadão de Copacabana, com capacidade para 110 lugares; Blue Note Rio Piano Bar, no primeiro piso, com 140 lugares; Blue Note Rio Shows, no segundo andar, com capacidade para 200 pessoas, espaço onde acontecem os shows e também conta com uma varanda. No Calçadão e no Piano Bar os clientes podem jantar, ouvir música ambiente e usufruir dos espaços sem a necessidade de pagar ingresso.
A MARCA BLUE NOTE
Uma das marcas de música mais valiosas do mundo, com matriz em Nova York e outras filiais em destinos como Milão, Tóquio e Havaí, a franquia Blue Note chegou ao Brasil através do empresário Luiz Calainho. Clube de Jazz, mas também de outros ritmos, conta com uma programação plural que abriga o rock, a MPB, a bossa nova, o samba e tantos outros. A direção musical é do empresário e sócio Daniel Stain, curador com uma vasta experiência na indústria da música.
Inaugurado em 1981 em Nova York pelo proprietário e fundador Danny Bensusan, o Blue Note possui filiais no Havaí, Califórnia, Japão (Tóquio), Itália (Milão) e China (Pequim e Xangai). A noite de estreia, em 30 de setembro, contou com o Nat Adderley Quintet. Logo, o lugar se estabeleceu como o principal clube de jazz da cidade, já tendo recebido nomes como Ray Charles, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Carmen McRae, Lionel Hampton, Oscar Peterson, Chick Corea, Keith Jarrett e muitos outros.
01/06
22h30: CECELO FRONY TRIO – TRIBUTO ELTON JOHN
02/06
19h: KINGA GLYK
21h: KINGA GLYK
04/06
20h: JAMES CARTER
22h30: JAMES CARTER
05/06
20h: RICHARD BONA
22h30: RICHARD BONA
06/06
20h: CINZIA TEDESCO IN MISTER PUCCINI IN JAZZ
22h30: JUNTOS PELO RIO GRANDE DO SUL
07/06
20h: KLEITON & KLEDIR – HISTÓRIAS E CANÇÕES
22h30: KLEITON & KLEDIR – HISTÓRIAS E CANÇÕES]
08/06
20h: NIGHT GROOVES – CINEMA EM JAZZ
22h30: IZZY GORDON – RAINHAS – ESPECIAL DOLORES DURAN
SERVIÇO BLUE NOTE RIO •
Endereço: Avenida Atlântica, 1910 – Copacabana | Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: Blue Note Rio