A Turma do Seu Lobato e Rock in Rio se unem em campanha de conscientização ao autismo
Um dos projetos musicais infantis mais famosos do país, A Turma do Seu Lobato, se une ao maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio, para apoiar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) presentes no evento. Esta ação marca o aquecimento para a campanha da Turma do Seu Lobato Mundo Colorido, que será lançada no final do mês com uma nova música e diversas ações de conscientização sobre o tema junto a comunidades autistas.
No festival, os dois projetos se unem no balcão de acessibilidade, que fica na Sala Sensorial, apresentando um vídeo dA Turma do Seu Lobato, além de brindes, folhetos informativos convidando a todos a compartilharem seus momentos de inclusão e respeito dentro do evento. O espaço, que possui estímulos reduzidos, incluindo iluminação e som com base na ciência, permite que pessoas com sensibilidade possam fazer uma pausa dos estímulos do festival e se regularem em casos de crise. Terapeutas ocupacionais estarão no local durante todo festival para oferecer suporte.
“A Turma do Seu Lobato acredita que a música tem um forte poder transformador no ser humano. Assim que soubemos desta iniciativa incrível do Rock in Rio, conversamos com a equipe responsável, que generosamente nos cedeu para exibir o conteúdo da Turma do Seu Lobato, na entrada do balcão de acessibilidade e quem chegar ali pode através do QR Code acessar todo conteúdo dos nossos canais e já saber mais sobre o lançamento da nova música sobre o autismo. Acreditamos que a música pode unir, transformar, incluir e principalmente educar uma sociedade”, diz a idealizadora da Turma do seu Lobato, Daniela Mazzola.
Sobre A Turma do Seu Lobato
A Turma do Seu Lobato nasceu em 2011 com o intuito de criar conteúdos audiovisuais educativos para crianças. Os personagens abordam temas como sustentabilidade, saúde, alimentação, higiene, comportamento, aspectos socioemocionais e valores e virtudes – e garantem total acessibilidade e inclusão com a inserção de intérpretes de LIBRAS. Atualmente, o projeto conta com dezenas de clipes, pílulas educativas para as crianças e séries de episódios com especialistas em vários destes temas, a fim de trazer conteúdo educativos também para pais, mães e cuidadores.
A turminha tem mais de 272 milhões de views e mais de 426 mil inscritos em seu canal de YouTube, que inclusive ganhou o selo YouTube Select sendo eleito pelo Google como um dos canais infantis mais influentes do Brasil, com vídeos de alta performance na plataforma (popularidade, engajamento de audiência e boas práticas). O projeto está disponível em todas as plataformas digitais de áudio e vídeo, e também no aplicativo para IOS e Android. A Turma do Seu Lobato se desdobra ainda no livro “O sítio do Seu Lobato”, que está à venda em formato físico pela Amazon em formato audiolivro e E-book pela Ubook.
O projeto nasceu pela necessidade de uma mãe ajudar outras pelo país. Daniela Mazzola, idealizadora da turminha tinha acabado de se tornar mãe e diante de poucas variedades no mercado que atendessem suas necessidades de entretenimento educacional com seu filho, resolveu criar seu próprio projeto. E daí uniu vários temas relevantes com experiência própria que pudesse entreter e educar ao mesmo tempo. E assim surgiram músicas autorais como “Rap da escova” (que ensina a escovar os dentes), “Xixi e Cocô” (que fala sobre o desfralde), “Rock das Frutas” (que fala sobre a importância da vitamina delas), “Horta do Seu Lobato” (que fala da importância de plantar, colher e comer alimentos nutritivos), “Cuidado na Cozinha” (sobre a segurança das crianças em determinados locais) entre outras. Todas as músicas contaram com auxílio de psicólogos e nutricionistas para que os temas sejam tratados da forma mais segura possível para pais e crianças.
Mercado Internacional
A Turma do Seu Lobato segue inovando e está expandindo seus horizontes, chegando aos mercados latino-americano e americano. Com o objetivo de compartilhar a magia da educação e diversão, o projeto pretende encantar as crianças ao redor do mundo com “Don Lobato y sus amigos”, para o público de língua espanhola e “Mr. Lobato and Friends”, para língua inglesa.
A decisão de atender crianças em toda a América Latina e nos Estados Unidos é impulsionada por vários fatores estratégicos. Há um reconhecimento crescente da importância de criar conteúdo que respeitem e celebrem a diversidade cultural enquanto compartilham valores universais, como relações sociais, meio ambiente, inclusão e diversidade, saúde e bem-estar.
Conheça mais em:
A Turma do Seu Lobato
Don Lobato y sus amigos
Mr. Lobato and Friends