Portal QG DA MÚSICA

Sua fonte de informações e conteúdos exclusivos dos maiores artistas da indústria da música.

Notícias Shows e Eventos

Segunda semana do Universo Spanta tem Ivete Sangalo, Ludmilla, Filipe Ret, Simone Mendes, Baco Exu do Blues, Daniela Mercury, Belo, Bell Marques e BK

Depois de reunir milhares de pessoas que dançaram e cantaram ao som dos mais variados gêneros musicais à beira da Baía de Guanabara, o segundo fim de semana do Universo Spanta 2025, apresentado pelo segundo ano consecutivo pela Petrobras, promete mais festa no verão carioca. Ludmilla, Filipe Ret, Belo, Simone Mendes, BK’ e Baco Exu do Blues estão entre as atrações de sexta-feira e sábado, dias 17 e 18/1. No domingo, 19/1, o festival homenageia os 75 anos do trio elétrico e 40 anos de Axé, com Ivete Sangalo, Bell Marques, Daniela Mercury, Armandinho, Dodô e Osmar e É o Tchan, artistas que fazem o carnaval da Bahia, além das Escolas de Samba do Grupo Especial, Beija-Flor e Mangueira.

“Na primeira semana, o público que esteve na Marina da Glória voltou a sentir o clima de festa que só o Universo Spanta consegue proporcionar. Todos os artistas entregaram shows memoráveis. E na próxima semana tem muito mais. Na sexta-feira, pela primeira vez, teremos um dia dedicado aos ritmos rap e trap, e no domingo volta a imperar a mistura de ritmos com shows maravilhosos. Ainda faremos uma homenagem ao Axé e ao Trio Elétrico, no domingo, que será inesquecível”, conta Max Viana, Diretor Artístico do Festival.

Na sexta-feira, dia 17 de janeiro, a festa recomeça e o rap é o ritmo da vez no Universo Spanta 2025. No palco Guanabara, os artistas Filipe Ret e BK’ vão fazer a Marina da Glória tremer com o som campeão das plataformas digitais. No Palco Lapa, se destacam duas potências femininas e nomes da nova geração do movimento: a baiana de Feira de Santana Duquesa e a capixaba Budah. E vindo do outro lado da Baía de Guanabara, de São Gonçalo, o rap romântico de MC Maneirinho completa a noite.

A programação de sábado, 18 de janeiro, aposta mais uma vez na mistura dos ritmos com a cantora Ludmilla, presente em diversas edições do festival, o pagodeiro Belo, que fez um show inesquecível na edição 2024, a cantora sertaneja Simone Mendes, que está pela primeira vez no Universo Spanta, e o rapper baiano Baco Exu do Blues. No mesmo dia, o trio Os Garotin, com três indicações ao Grammy Latino 2024, o baiano Tatau e o cantor e compositor Kevin O Chris sobem ao palco Lapa. E sob o comando do cortejo, estão ritmistas, passistas, mestre-sala e porta-bandeira das escolas de samba Mangueira e Beija-Flor.

Primeira semana

O primeiro fim de semana do mais diverso festival de música brasileira agitou a Marina da Glória com shows vibrantes de Jão, Luísa Sonza, Glória Groove, Jorge e Mateus, Jorge Aragão, Pedro Sampaio, entre outros, e mergulhou no clima de pré-Carnaval com rodas de samba e mini desfiles das escolas de samba Portela e Salgueiro, com representantes do grupo especial do Carnaval carioca.

Na sexta-feira, dia 10 de janeiro, o cantor Jão trouxe para o Palco Guanabara a última apresentação no Rio de Janeiro da “Superturnê”, baseado no álbum “Supernova”. A noite foi marcada pela troca intensa de carinho entre artista e fãs, que cantaram juntos sucessos como “Idiota” e “Vou Morrer Sozinho”. A cantora Luísa Sonza subiu ao palco com figurino arrojado e coreografias intensas, marcas do espetáculo “Escândalo Íntimo”, e com o som dos hits “A Dona Aranha” e “SentaDONA” não deixou ninguém parado. No Palco Lapa, a festa foi comandada por duas atrações da nova geração. A cantora Priscilla fez um show vibrante repleto de efeitos visuais e os paranaenses do Jovem Dionísio, com seu som estilo indie, trouxe, entre outras canções, uma versão remix do seu maior sucesso “Acorda Pedrinho”. O ponto alto da apresentação foi quando a banda curitibana prestou uma homenagem ao ídolo Erasmo Carlos interpretando a canção “É Preciso Dar Um Jeito, Meu Amigo”. A abertura do palco foi com a apresentação do cantor Alan Rosa campeão do Voa Sabiá 2024 – competição musical que revela jovens talentos da música brasileira.

A festa tomou conta da Marina da Glória no primeiro sábado, dia 11 de janeiro, do Universo Spanta 2025. Às 18h em ponto, subia ao Palco Lapa o mestre dos mestres do samba carioca, Jorge Aragão, que foi acompanhado do início ao fim pelo público que vibrou com sucessos de seus 50 anos de carreira, com canções como “Eu e Você Sempre” e “Identidade”. No Palco Guanabara, a cantora Gloria Groove trouxe a “Serenata da GG” para o local, fazendo os casais dançarem coladinhos. O clima romântico continuou com a dupla Jorge e Mateus, depois que o ‘energiômetro’, que mede os gritos da plateia, explodiu tamanha energia envolvida. A dupla sertaneja de Itumbiara (GO) surpreendeu o público ao trazer um convidado especial, o cantor Dilsinho, conhecido como o príncipe do pagode, para cantarem juntos o sucesso “Péssimo Negócio”. Encerrando a noite, depois de um leve incidente que o fez interromper por alguns minutos sua apresentação, o DJ e cantor Pedro Sampaio voltou ao palco e fez um espetáculo memorável, não deixando ninguém parar de dançar ao som de sucessos como “Cavalinho” e “Galopa”. Já no Palco Lapa, o pagodão baiano com a banda Àttøøxxá e uma roda de funk com MC Carol, Tati Quebra Barraco e Valesca Popozuda, shows que transformaram o pavilhão da Marina da Glória em um imenso baile.

No domingo, 12 de janeiro, os ritmos do Norte e Nordeste brasileiro encerraram o primeiro fim de semana do Universo Spanta. Os shows da potiguar Juliana Linhares, da paraibana Lucy Alves e da pernambucana Natasha Falcão mostraram a potência das novas vozes femininas com performances autênticas e vibrantes. Destaques na cena musical pernambucana, os cantores e compositores Almério e Martins entusiasmaram o público com um espetáculo divertido e autêntico. A dupla convidou ao palco as cantoras Juliana, Lucy e Natasha e, juntos, cantaram e dançaram ao som de “Me Dê”. Uma das vozes mais marcantes da MPB, Zé Ramalho subiu ao palco com a Banda Z e emocionou a todos ao interpretar sucessos como “Avohai” e “Táxi Lunar”. Também marcaram presença os blocos Boi de Miracema, Rio Maracatu e Noites do Norte, que trouxeram os sons das festas populares do Norte e do Nordeste para o festival.

Abertura

O festival Universo Spanta 2025 deu a largada na última segunda-feira, dia 6 de janeiro, com a primeira edição do Beco do Spanta. Na estreia, o Bloco Spanta Neném, que há 20 carnavais arrasta mais de 10 mil pessoas na Zona Sul do Rio, com a bateria Spantosa comandada pelo mestre Caliquinho, fez o esquenta. Logo depois, os sambistas Inácio Rios e Mosquito levaram para a Marina da Glória o projeto Encontros Casuais, que faz parte da programação oficial do Beco do Rato com a participação de parceiros da dupla. Na sequência, Arlindinho, um dos grandes nomes da nova geração do samba, assumiu o comando da roda de samba. Completando a programação, teve participação especial do cantor e compositor Marquinho Sathan, reconhecido como um dos melhores intérpretes do samba do país com mais de 50 anos de carreira e grandes sucessos, como “Falsa Consideração”, “Me Engana Que Eu Gosto” e “Pura Semente”.

Responsabilidade social

Incorporando a cultura de inclusão e cuidado com as pessoas, todos os palcos do Universo Spanta contam com área Reservada PCD: Espaço exclusivo nos dois palcos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Haverá também equipe de suporte em acessibilidade com profissionais treinados para auxiliar pessoas com deficiência durante o evento. Além disso, todos os shows dos palcos Lapa e Guanabara contarão com intérpretes de Libras, além de audiodescrição.

Todo o consumo de bebida será por meio de Eco Copos. Haverá gestão de resíduos, possibilitando o descarte adequado de todo lixo orgânico e reciclável. O evento conta também com estrutura de atendimento de saúde emergencial com brigada de incêndio, postos médicos e UTI.

O Universo Spanta fará arrecadação dos alimentos trazidos pelo público que adquiriu o ingresso através da meia solidária. E, para garantir a hidratação do público, estarão disponíveis dois pontos de hidratação com a distribuição de cerca de 1,5 milhão de litros de água potável.

Estrutura e ingressos

Em 2025, o espaço do público do Universo Spanta será dividido em dois palcos: o Lapa, que estará localizado no pavilhão coberto, e o Guanabara, à beira da Baía, que contará com cobertura que garantirá conforto ao público. Uma grande praça de alimentação, com bares e restaurantes tipicamente cariocas, estará localizada entre os dois palcos.

Os ingressos serão divididos em Pista e Espaço Cidade Maravilhosa, área exclusiva perto do Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios. E é possível adquirir um Passaporte com três ingressos com desconto para curtir todo o fim de semana. As vendas já estão abertas na plataforma Zig Tickets.

Serviço

Universo Spanta 2025

Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro

Setores: Pista e Espaço Cidade Maravilhosa (área exclusiva próximo ao Palco Guanabara, com entrada, bares e banheiros próprios, com livre acesso às áreas comuns do festival)

Ingressos disponíveis na plataforma Zig Tickets.

A classificação etária é de 16 anos. A entrada de menores apenas será permitida desde que estejam acompanhados do(a) responsável(is) legal(is) (ascendentes ou colaterais até o 4º grau), que deverão preencher e entregar o termo de responsabilidade do acompanhante na entrada do evento e permanecer no local do festival enquanto o menor estiver presente.

Programação:

Segunda – 13 de janeiro – a partir das 18h – Délcio Luiz – Arlindinho- Mauro Diniz- + convidados

Sexta 17 de janeiro – a partir das 18h

Palco Guanabara – BK’ – Filipe Ret

Palco Lapa – Budah – Duquesa – MC Maneirinho

Sábado – 18 de janeiro a partir das 16h

Palco Guanabara – Baco Exu do Blues -Belo – Ludmilla – Simone Mendes

Palco Lapa – Os Garotin – Kevin O Chris – Tatau

Cortejo – Mangueira e Beija-Flor

Domingo – 19 de janeiro a partir das 16h

Palco Guanabara – Bell Marques- Daniela Mercury – Ivete Sangalo

Palco Lapa – Armandinho, Dodô e Osmar com participação especial de Carla Visi, Gerônimo Santana e Márcia Short – Rafa & Pipo Marques – É o Tchan – Ilê Aiyê – Matheus VK

Segunda – 20 de janeiro a partir das 18h – Grupo Arruda – Arlindinho – Moyseis Marques – + convidados

Sobre a Petrobras

A Petrobras é uma das principais empresas do país. Atua de forma integrada e especializada na indústria de óleo, gás natural e energia, tendo como compromisso o desenvolvimento sustentável para uma transição energética justa e inclusiva. A Cultura é também uma energia na qual a companhia investe, patrocinando há mais de 40 anos projetos que contribuem para a cultura brasileira e se fazem presentes em todos os Estados brasileiros.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *