Portal QG DA MÚSICA

Sua fonte de informações e conteúdos exclusivos dos maiores artistas da indústria da música.

Notícias

O momento do pagode: GH Music lança série documental sobre a ascensão do gênero no Brasil

“O pagode brasileiro vive uma notável expansão e reconhecimento. Ao mesmo tempo que temos grandes ícones do segmento, como Belo, Thiaguinho, Sorriso Maroto e Péricles, vivendo momentos extraordinários de suas carreiras, assistimos a nova geração, representada por artistas como Dilsinho, Ferrugem e Menos é Mais, alcançando feitos incríveis.”, afirma Andriws Moraes, Sócio-fundador e CEO da GH Music, empresa de produção e gestão artística focada no segmento do pagode e que traz em sua diretoria Igor Faria (Sócio-diretor) e Dilsinho (Sócio-fundador e um dos diretores artísticos). É sob esse olhar que a GH, responsável pela gestão de carreiras de artistas como Dilsinho, grupo Menos é Mais e grupo Pique Novo, além de assinar a produção de eventos como Capital do Samba, CarnaRildy, Churrasquinho Menos é Mais, lança no dia 13/08, às 19h, o primeiro, de 15 episódios, do documentário “GH Music: 10 anos de história” no seu perfil oficial do Instagram.

O capítulo de estreia traz como foco a história do pagode. Nele, importantes nomes do mercado da música dão seus depoimentos sobre a trajetória de expansão e consumo do segmento musical, fazendo uma análise sobre seus pontos fortes e destrinchando atuais dificuldades. Entre eles: Bruno Cardoso, vocalista do Sorriso Maroto; Paulo Junqueiro, Presidente da Sony Music; Marcelo Soares, Presidente da Som Livre; Miguel Cariello, Diretor Geral da Virgin Music Brasil; Lena Pelosi, Gerente de Marketing da Som Livre; Liomar, do grupo Pique Novo; Ricardo Bertozzi, Gerente de Marketing da Sony Music; Fernandinho, da D&E Music; Jaison Vieira, do Grupo Onda, sócio do Menos é Mais; além do próprio Andriws Moraes.

Paula Domachowski, Andriws Moraes, Dilsion e Igor Faria em evento de pré-estreia da série (Crédito: GH Music)

Sobre a virada de chave do gênero, Paulo Junqueiro destaca no documentário que foi no momento de grupos como Só Pra Contrariar, Raça Negra e Negritude Jr. que o estilo foi realmente inventado. “Antes existia samba. Era só samba, tudo era samba. Era uma panela monumental chamada samba.”, diz.

Para o CEO da GH Music, essa fase virtuosa dos grandes artistas, somado a outros feitos, ajudou a consolidar o pagode como um fenômeno cultural que abrange todas as classes sociais e públicos. “Hoje, o pagode não só revive seu auge dos anos 90, mas também aponta para um crescimento exponencial nos próximos anos, refletindo um gênero em constante reinvenção e adaptação às novas tendências do mercado musical”, atesta Andriws.

Olhando para o horizonte, Marcelo Soares enxerga um futuro muito promissor para o segmento. “No ponto em que o pagode chegou, eu acho que é um ponto meio irreversível. Tem muito crescimento vindo pela frente, ainda por muitos anos”, afirma.

Sobre os pontos de dificuldade que o segmento ainda enfrenta para se estabelecer de forma sólida em todas as frentes, Miguel Cariello destaca que ainda há um desafio enorme a ser vencido: “O pagode ainda está muito maior no evento do que no consumo da música no digital”.

GH MUSIC: HÁ 10 ANOS PROMOVENDO A MÚSICA BRASILEIRA

A GH Music foi fundada em 2013 no Rio de Janeiro, juntamente com o nascimento da carreira profissional do artista Dilsinho. Em 2020, passa a empresariar também o grupo Menos é Mais, os meninos da capital federal que vieram a se tornar os “queridinhos” do Brasil no período da pandemia, se consolidando como um dos maiores grupos musicais do país na retomada do mercado.

No início de 2021, passa a gerir com a D&E de Fortaleza a carreira do fenômeno do forró Matheus Fernandes, além de estruturar seu departamento de representações e expandir seu time para um maior foco em produção de eventos.

Hoje, na Gestão Artística, a GH Music tem em seu portfólio nomes como: Dilsinho, Menos é Mais, Matheus Fernandes, Vou Zuar, Pique Novo, Davi Quaresma e Gioli. No setor de Produção de Eventos, labels consolidadas são destaque da cena do entretenimento, como Carnarildy, Capital do Samba, Réveillon A Villa (Búzios), Réveillon Vista, Churrasquinho do Menos é Mais e Resenha do Mumu.

Desde 2022 uma nova fase começou na trajetória da GH MUSIC. O marco deste novo momento foi o nascimento da GH RECORDS E A FOLK AGÊNCIA, criando um ecossistema completo de empresas de música e entretenimento que dentro de pilares sólidos de gestão e eficiência buscam suprir todos os anseios desse mercado.

De forma cooperativa, ou isolada, as empresas trabalham todos os pilares necessários para a construção de um artista, evento ou marca. Cada uma passa a ter sua autonomia, gestão individualizada e próprios clientes, proporcionando mais mobilidade e velocidade em processos e tomadas de decisões necessárias para acompanhar a constante evolução do mercado fonográfico e do entretenimento.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *