“Soca Fofo”: Cantora mineira ELLA A se junta a VITTY em single bilíngue
Natural de Minas Gerais, mas residente na Noruega, a cantora pop Ella A se junta à rapper Vitty para um dueto inédito. É “Soca Fofo”, faixa que chega no primeiro minuto desta sexta-feira (15). Um videoclipe, com coreografia assinada por Arielle Macedo (do balé da cantora Anitta) chega ao meio-dia da mesma data. Sonoramente, a novidade é funk batidão com pegada pop, incorporando também elementos de pagodão baiano e música eletrônica.
“‘Soca Fofo’ é uma música leve, dá pra cantar no carro, dá pra mandar pras amigas ou amigos, dá pra dançar na balada… E definitivamente foi um bom sinal que absolutamente todas as partes envolvidas se apaixonaram pela música”, comemora Ella A, que em 2023 chegou à semifinal do concurso que elegeu o candidato da Noruega para o Eurovision deste ano.
Vitty, artista baiana que é também influenciadora digital – muito conhecida por seus vídeos de música e humor nas redes sociais – celebra a parceria com a mineira. “Topei participar na hora!”, ela relembra.
Ella A conta mais sobre como a parceria surgiu: “Nos conhecemos pela primeira vez no Rio, e foi como estar viajando com uma amiga. Além de artista Vitty é influencer, bicha preta, nordestina, de família simples… Ela sabe o quanto de gente ela representa, e ela tem essa fome de arte, de representatividade, de inovação…”, divide a mineira.
Cantada em duas línguas, “Soca Fofo” versa sobre um flerte, uma ficada, que tinha tudo para dar certo, mas que não teve química. Dentre os compositores da faixa, além da própria Ella A e Vitty, brilham nomes estrelados, como a inglesa Penny Foster, creditada em “National Anthem”, da Lana Del Rey; King Saints, que assinou 11 faixas no último álbum da cantora IZA; além de El Speaker e Elior, artistas baseados na frança.
Por sua vez, a produção da faixa também vem com assinaturas de peso. Os produtores indicados ao Grammy Latino, Lucas Vaz Machado (que já colaborou com IZA e Pocah) e TIN (Pabllo Vittar, Luísa Sonza), uniram forças com o duo francês Pepperjuice, entre outros arranjadores, para chegar à sonoridade final da canção.
“Acho muito legal como conseguimos fazer um ‘funkão’ juntando meus produtores da Europa, que conseguiram interpretar a nossa cultura brasileira, e com meus produtores do Brasil, que super se entenderam com a sonoridade global que eu buscava”, comemora Ella A, sobre a multiculturalidade do time responsável pela sonoridade do single.
Essa riqueza se reflete também no videoclipe de “Soca Fofo”. Aqui, as artistas desenvolvem ainda mais o questionamento da letra: quando o emocional se conecta, mas falta química, o que fazer? O audiovisual foi gravado no Rio de Janeiro.
Sobre o vídeo, Ella A comenta sua principais referências: “Acho que uma das maiores influências seria Lady Gaga, no quesito looks. Tivemos a presença do Bruno Paiva que recriou comigo aquele meme icônico da “pentada dando errado” com a Anitta), e claro, os memes da própria Vitty”, explica a artista.
Inclusive, ao citar a cantora de Honório Gurgel, Ella A relembra ainda que é Arielle Macedo (conhecida coreógrafa do balé de Anitta) quem assina a dança aqui, ao lado do bailarino Quéops. “A coreografia assinada pelo Quéops e pela Arielle também ajudou muito a ilustrar a história que estamos contando, também de forma muito divertida. Acho que os dois souberam trabalhar juntos e trazer as referências que eu pedi brilhantemente. Eles são brilhantes”.