GRAMMY LATINO anuncia os indicados da premiação 2022.
A Academia Latina da GravaçãoTM anunciou os indicados para a 23.a Entrega Anual do Latin GRAMMY®, a proeminente distinção internacional que celebra a excelência da música latina e o único prêmio concedido por profissionais da indústria da música. A votação durante o processo de premiação é realizada por criadores de música que são membros da Academia Latina da Gravação, representando os vários gêneros e campos criativos, incluindo artistas, compositores, produtores e engenheiros de gravação e mixagem.
A categoria Gravação do Ano deste ano apresenta um grupo excepcional de gêneros, criadores e artistas que refletem a diversidade atual da música latina e sua grande influência cultural em todo o mundo. Entre os indicados desta categoria, o destaque brasileiro vai para a cantora Anitta com “Envolver”. Na categoria Melhor Álbum Instrumental, destaque para Hamilton de Holanda com “Maxixe Samba Groove”. Na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino/Jazz, destaque para Chano Domínguez, Rubem Dantas & Hamilton De Holanda com “Chabem”.
Além disso, a categoria Melhor Artista Revelação apresenta um conjunto único de indicados: Angela Álvarez, Sofía Campos, Cande y Paulo, Clarissa, Silvana Estrada, Pol Granch, Nabález, Tiare, Vale, Yahritza y Su Esencia, e Nicole Zignago A grande diversidade deste grupo reafirma o compromisso de A Academia Latina em oferecer oportunidades a todos os artistas.
“Na Academia Latina da Gravação, nos esforçamos continuamente para apoiar e incentivar os criadores de música latina, e estes indicados incorporam a excelência musical e representam o grande momento que atravessa a nossa música”, disse Manuel Abud, CEO de A Academia Latina da Gravação. “Estamos orgulhosos de apresentar as indicações deste diversificado grupo de artistas talentosos, que refletem a evolução de nossa Academia como instituição moderna e relevante, dando oficialmente início à 23.ª temporada do Latin GRAMMY®”.
Nas demais categorias, entre os brasileiros indicados para a premiação deste ano estão:
- Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa
1. “SIM SIM SIM” – Bala Desejo [Coala Records]
2. “PRA GENTE ACORDAR” – Gilsons [Xirê Produções e Eventos Ltda.]
3. “PIRATA” – Jão [Universal Music],
4. “DE PRIMEIRA” – Marina Sena [Marina Sena]
5. “DOCE 22” – Luísa Sonza [Universal Music]
- Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa
1. QVVJFA? Baco Exu Do Blues [999]
2. O FUTURO PERTENCE À … JOVEM GUARDA Erasmo Carlos [Som Livre]
3. SOBRE VIVER Criolo [Oloko Records / Altafonte]
4. MEMÓRIAS (DE ONDE EU NUNCA FUI) Lagum [Sony Music]
5. DELTA ESTÁCIO BLUES Juçara Marçal [QTV]
- Melhor Álbum de Samba/Pagode
1. BONS VENTOS Nego Alvaro [Sony Music Brasil]
2. MISTURA HOMOGÊNEA Martinho Da Vila [Sony Music Brasil]
3. DESENGAIOLA Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda [Som Livre/MPB]
4. NUMANICE #2 LUDMILLA [Warner Music Brasil Ltda.]
5. CÉU LILÁS Péricles [ONErpm]
- Melhor Álbum de Música Popular Brasileira
1. POMARES Chico Chico [Selim De Música]
2. SÍNTESE DO LANCE João Donato e Jards Macalé [Rocinante]
3. INDIGO BORBOLETA ANIL Liniker [Altafonte]
4. NU COM A MINHA MÚSICA Ney Matogrosso [Sony Music Entertainment Brasil Ltda.]
5. PORTAS Marisa Monte [Sony Music Brasil]
6. MEU COCO Caetano Veloso [Sony Music Brasil]
- Melhor Álbum de Música Sertaneja
1. CHITÃOZINHO & XORORÓ LEGADO Chitãozinho & Xororó [Onerpm]
2. AGROPOC Gabeu [Independente]
3. EXPECTATIVA X REALIDADE Matheus & Kauan [Universal Music]
4. PATROAS 35% Marília Mendonça, Maiara & Maraísa [Som Livre]
5. NATURAL Lauana Prado [Universal Music]
- Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa
1. AFROCANTO DAS NAÇÕES Mateus Aleluia [Sanzala Cultural / Altafonte]
2. NA ESTRADA – AO VIVO Banda Pau E Corda Featuring Quinteto Violado [Biscoito Fino]
3. REMELEXO BOM Luiz Caldas [ONErpm]
4. BELO CHICO Targino Gondim, Nilton Freittas, Roberto Malvezzi [ONErpm]
5. SENHORA DAS FOLHAS Áurea Martins [Sarapuí Produções]
6. ORÍKI Iara Rennó [Dobra Discos / Altafonte]
7. SENHORA ESTRADA Alceu Valença [Deck]
- Melhor Canção em Língua Portuguesa
1. BABY 95 Liniker, Mahmundi, Tássia Reis & Tulipa Ruiz, songwriters (Liniker) [Altafonte]
2. IDIOTA Jão, Pedro Tófani & Zebu, songwriters (Jão) Track from: Pirata [Universal Music]
3. ME CORTE NA BOCA DO CÉU A MORTE NÃO PEDE PERDÃO Criolo & Tropkillaz, songwriters (Criolo Featuring Milton Nascimento) Track from: Sobre Viver [Oloko Records/Altafonte]
4. MEU COCO Caetano Veloso, songwriter (Caetano Veloso) Track from: Meu Coco [Sony Music Brasil]
5. POR SUPUESTO Iuri Rio Branco & Marina Sena, songwriters (Marina Sena) [Marina Sena]
6. VENTO SARDO Jorge Drexler & Marisa Monte, songwriters (Marisa Monte Featuring Jorge Drexler) Track from: Portas [Sony Music Brasil]
Os indicados para a 23.a Entrega Anual do Latin GRAMMY foram selecionados entre mais de 18.000 inscrições, em 53 categorias, e refletem uma grande variedade de artistas que lançaram gravações durante o período de elegibilidade (1 de junho de 2021 a 31 de maio de 2022). Todas as músicas consideradas para indicações devem ser novas e ter um percentual mínimo de letra (51%) em espanhol ou português, ou qualquer um dos dialetos indígenas de nossa região.
A rodada final de votação para selecionar os ganhadores do Latin GRAMMY® terá início em 30 de setembro. A Academia Latina realizará a 23.a Entrega Anual do Latin GRAMMY na quinta-feira, 17 de novembro de 2022, a partir da Michelob ULTRA Arena, no Mandalay Bay Resort and Casino, em Las Vegas. O programa será transmitido ao vivo pela Univision a partir das 20h (costa Leste/Pacífico e 19h Centro, nos EUA). A transmissão será precedida pela cerimônia La Premiere do Latin GRAMMY® — a noite comemorativa que vem de longa data e que conta com apresentações memoráveis e discursos de aceitação emocionantes — onde os vencedores da maioria das categorias serão anunciados.
Para ajudar a manter um ambiente saudável e reduzir o risco da COVID-19, todos os eventos de A Academia Latina da Gravação terão protocolos de segurança apropriados em vigor. Neste momento, de acordo com as recomendações dos governos federal, estadual e municipal, a Academia Latina da Gravação prevê que não haverá requisitos de vacinação ou máscara facial para os participantes. Continuaremos a avaliar estas exigências, que estão sujeitas a mudanças. É claro que qualquer pessoa que não se sinta bem ou que tenha qualquer sintoma de COVID-19 e/ou outras doenças infecciosas, não deve participar de nenhum evento da Academia Latina. A Academia Latina se esforçará para notificar prontamente todos os participantes sobre qualquer mudança de política, protocolos adicionais ou novos requisitos.